RJ em Foco
Chuva e queda de temperatura marcam o tempo no Rio nesta quinta-feira; veja como fica nos próximos dias
Até sábado, os termômetros voltam a subir antes de uma nova virada no tempo com a aproximação de ciclone extratropical
O clima no Rio de Janeiro segue instável e sujeito a variações bruscas nesta semana. Após uma quarta-feira que começou ensolarada e quente, a cidade registrou chuva, inclusive com episódios intensos em alguns bairros, além de ventos fortes durante a noite e a madrugada.
Oscilações de temperatura
A previsão indica que as temperaturas devem subir gradualmente até sábado, quando a máxima pode ultrapassar os 30°C. No entanto, uma nova queda está prevista para domingo, resultado da entrada de umidade marítima no continente. O meteorologista César Soares, da Climatempo, detalha o cenário:
— Tivemos uma queda de temperatura hoje, causada por um sistema de alta pressão no oceano, que empurra ar mais frio e úmido para a região costeira do Rio de Janeiro. Por isso, as temperaturas estão mais baixas e há sensação de frio prevista para esta tarde — explica Soares.
Segundo o especialista, essa condição deve mudar rapidamente:
— Amanhã, com o afastamento desse sistema de alta pressão, as temperaturas voltam a subir — acrescenta.
Ciclone extratropical traz alerta para o fim de semana
O principal ponto de atenção, de acordo com o meteorologista, é o fim de semana, quando a formação de um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil deve impactar o Sudeste, incluindo o Rio.
— O problema está previsto para o fim de semana, devido à aproximação de um ciclone extratropical entre o Paraná e Santa Catarina. Isso deve provocar ventos mais fortes no Sudeste, inclusive no Rio de Janeiro, com possibilidade de pancadas de chuva intensa e risco de temporais — alerta Soares.
Nesta quinta-feira, a chegada de uma frente fria já provocou ventos de até 60,4 km/h na estação do Vidigal, às 5h50, segundo o Alerta Rio. Para o sábado, a expectativa é de rajadas entre 70 km/h e 100 km/h.
Nova queda de temperatura após o ciclone
Depois da passagem do ciclone, uma nova massa de ar mais frio deve provocar queda de temperatura no domingo, com mínima prevista de 19°C e máxima de 23°C, segundo a Climatempo.
Oscilações típicas da estação e influência do La Niña
Soares ressalta que essas variações são normais para o período. O início da primavera tende a ser um pouco mais frio por influência do fenômeno La Niña, embora nem todas as quedas de temperatura estejam relacionadas a ele.
— Essas oscilações fazem parte da estação, associadas à entrada de massas de ar frio, que são naturais durante a passagem de frentes frias e massas de origem polar — conclui o meteorologista.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado