RJ em Foco
Dia da Favela: ONG Favela Mundo ultrapassa mil atendimentos em 2024 e reforça impacto social no Rio
Desde 2010, instituição já promoveu cursos e oficinas para quase 27 mil pessoas em comunidades cariocas
No Dia da Favela, celebrado nesta terça-feira, a ONG Favela Mundo comemora a marca de mais de mil atendimentos realizados apenas em 2024, beneficiando crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, em 2010, a instituição já ofereceu cursos e oficinas para quase 27 mil pessoas por meio de seus três projetos sociais.
O projeto Favela Mundo, que dá nome à ONG e completou 15 anos este ano, atendeu 632 crianças e jovens, de 7 a 18 anos, nas comunidades Cidade de Deus e Caju. Desde o início das atividades, já foram mais de 19 mil beneficiados com aulas gratuitas de teatro, violão, hip-hop, jazz e danças brasileiras.
Reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, a Favela Mundo conta, em 2024, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).
Já o projeto Arte Gerando Renda atendeu 284 alunos com mais de 15 anos em 2024, totalizando mais de 7.500 moradores de diferentes comunidades desde sua criação. O foco está na qualificação profissional para os mercados da estética, carnaval e artes cênicas, oferecendo oficinas de maquiagem social e artística, decoração e alongamento de unhas, tranças e turbantes, artesanato, fantasias e adereços, realizadas nas comunidades do Caju e Água Santa.
O Favela Hope, por sua vez, formou 115 alunos este ano em cursos de fotografia e vídeo, somando 385 pessoas atendidas desde 2013. O projeto, criado em Vargem Grande em parceria com a universidade americana BYU (Brigham Young University), visa promover a qualificação de jovens e adultos para o mercado audiovisual. Em 2024, as aulas foram realizadas no Copaleme Praia Clube, no Leme.
“É com grande entusiasmo que celebramos o Dia da Favela, uma data de profunda importância e significado que transcende a simples comemoração. Este ano, temos motivos extraordinários para festejar: a notável conquista de mais de 1 mil alunos, provenientes de mais de 57 comunidades do Rio e de outras cinco cidades. Muitos jovens e adultos qualificados para o mercado de trabalho, um marco que demonstra o potencial transformador da educação e da capacitação profissional dentro de nossas comunidades. Paralelamente, a vibrante participação de centenas de crianças e adolescentes em atividades artísticas no contraturno escolar reforça o compromisso com o desenvolvimento integral em busca de um futuro promissor, nutrindo talento e criatividade. Comemorar este dia é, portanto, reconhecer e potencializar a força, a resiliência e a capacidade de superação das favelas, celebrando as conquistas alcançadas e reafirmando a visão de um futuro com mais oportunidades e dignidade para todos”, destaca Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas