RJ em Foco

Desvio de merenda em escola da Zona Norte era feito em sacos de lixo para simular descarte; veja vídeo

Funcionárias e vigia de condomínio vizinho participavam do esquema

Agência O Globo - 27/10/2025
Desvio de merenda em escola da Zona Norte era feito em sacos de lixo para simular descarte; veja vídeo

Quatro funcionárias da escola municipal Mario Faccini, na Zona Norte, foram flagradas furtando a merenda escolar e outros itens da unidade. O desvio era feito em sacos plásticos que simulavam o descarte do lixo. Além delas, o vigia de um condomínio vizinho também participava da ação e recebia os materiais na guarita.

Zona Norte do Rio:

Para encher o tanque do tráfico:

As mulheres, que trabalhavam na limpeza e na cozinha da unidade, já preparavam outros produtos para serem desviados, segundo denúncia recebida pelo secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

— Algumas profissionais da cozinha e da limpeza estavam furtando comida, colocando no lixo alimentos dentro da validade e jogando na lixeira ao lado da escola. Depois, o vigia vinha e recolhia — relatou o secretário.

A Polícia Militar foi acionada, e os criminosos foram encaminhados para a 19ª Delegacia de Polícia (Tijuca), onde o caso foi registrado. Todos os envolvidos foram levados ao presídio de Benfica. O secretário determinou que as empresas terceirizadas demissem essas funcionárias por justa causa.

— Muitos dos nossos alunos têm na escola a única refeição completa do dia, e alguém tem coragem de fazer uma coisa dessas. É revoltante. Não nos restou outra alternativa senão chamar a polícia e avançar com as prisões dos envolvidos nesse crime repugnante. Na Prefeitura do Rio, a tolerância é zero com o roubo de merenda — afirmou Ferreirinha.