RJ em Foco

Operação do metrô é normalizada após problema na sinalização atrasar viagens nesta manhã no Rio

Concessionária chegou a orientar que passageiros fizessem a transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, algo incomum para dias úteis; espera chegou a durar 30 minutos

Agência O Globo - 27/10/2025
Operação do metrô é normalizada após problema na sinalização atrasar viagens nesta manhã no Rio
- Foto: Reprodução

A manhã desta segunda-feira foi de problemas para os usuários do metrô no Rio. Passageiros das linhas 1 e 2 reclamaram de longa espera nos vagões: uma parada na estação Flamengo, por exemplo, durou mais de 20 minutos, no sentido Uruguai, antes das 9h. Outro passageiro relatou demora de cerca de meia hora. Segundo a concessionária MetrôRio, que chegou a orientar que a transferência entre linhas ocorresse na estação Estácio (algo incomum para dias úteis), a causa do transtorno foi um problema na sinalização, na altura da Central do Brasil. Às 10h, a companhia informou que a operação havia sido normalizada.

Obras chegam na metade:

Zona Norte do Rio:

Dentro das composições ou nas plataformas das estações, a queixa inicial foi sobre a falta de informações sobre o motivo do problema ou previsão de retorno do serviço. Usuários demonstraram insatisfação e recorreram às redes sociais para questionar a concessionária.

A bordo de uma composição no sentido Uruguai, o EXTRA parou no Flamengo por volta das 8h40 e, após um longo tempo de portas abertas, seguiu viagem às 9h02. Apesar do processo de normalização, foi preciso ainda aguardar algumas paradas nos túneis, como entre a Glória e a Cinelândia, ou entre a Cinelândia e a Carioca, e a demora para deixar algumas estações.

Nas estações, funcionários do metrô orientavam passageiros a usarem os trens até o Estácio, onde seria feita a transferência para a Linha 2. Às 9h39, o sistema de som da estação Central do Brasil anunciou que o tráfego da Linha 2 acabava de ser normalizado. Um agente de fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) acompanhava a movimentação, fazendo fotos e anotações.

Em nota, o MetrôRio informou que os intervalos ficaram irregulares nas linhas 1 e 2 por conta do problema de sinalização na Central do Brasil. "A Linha 2 operou temporariamente entre Pavuna e Estácio, com transferência entre as linhas 1 e 2 sendo feita na estação Estácio, por conta da ocorrência operacional", informou. Às 10h, a operação foi normalizada.