RJ em Foco
'Rua do perdeu', no Leblon, na Zona Sul: moradores apontam esquina como ponto de ocorrência de roubos no bairro
Nesta quinta-feira, tentativa de assalto resultou em perseguição, tiros, carros perfurados e uma pessoa ferida
Uma tentativa de roubo feita por um homem em uma motocicleta, na noite desta quinta-feira, causou a reação de um policial civil e uma perseguição com tiros, entre a Avenida Ataulfo de Paiva e Rua Aristides Espínola, próximo a uma área de bares e restaurantes no Leblon, na Zona sul do Rio. O barulho dos disparos assustou os frequentadores do point e quem passava pelo local. Uma pessoa foi ferida de raspão e dois carros perfurados. Segundo moradores, a incidência de episódios semelhantes já fez a região do entroncamento de vias ser apelidada de "esquina do perdeu, mané".
Na Zona Sul:
Na Zona Sul:
Os números parecem dar razão os moradores do bairro. Dados do Instituto de Segurança Pública mostram, por exemplo, que o roubo de celular na área da 14ªDP(Leblon) subiu 33% nos nove primeiros meses de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Foram 277 registros deste tipo, de janeiro a setembro deste ano, contra 171 do ano passado. Segundo uma aposentada, que mora no bairro há mais de 15 anos, os assaltantes geralmente usam motocicletas ou bicicletas para executar os roubos. O alvo dos bandidos geralmente são pessoas que estão com celulares nas mãos.
— Eu estava com o meu marido em casa quando ouvi os tiros. Ele até pensou que fosse barulho de fogos de artifício, mas percebi logo que não era. Ali é a esquina do perdeu, Mané. Tem sempre alguém que fica sem o celular. É assalto direto. Quem mora aqui sabe que não pode ficar com o celular na mão ali, ainda mais durante à noite— disse a moradora.
Ela não foi a única a mencionar a ocorrência dos roubos nas duas ruas para a reportagem de O GLOBO.
— Estão sempre atacando de moto para pegar celular. Mesmo sendo uma região policiada, os assaltos acontecem. Principalmente durante o período da noite — disse um porteiro, que pediu para não ser identificado.
Veneno na vitamina de banana:
Imagens registradas por câmeras de segurança mostram um trecho da ação, na noite desta quinta-feira, já após a tentativa de roubo, ocorrida na Avenida Ataulfo de Paiva, próxima a vários bares. Na gravação, um homem é visto fugindo com um uniforme semelhante aos usados por entregadores, passando com uma motocicleta em alta velocidade, e sendo perseguido pelo policial civil. É possível ver uma pessoa, que nada tinha a ver com o fato, entrando pela porta do motorista de um carro estacionado. Um vídeo feito por uma pessoa que estava num bar traz os sons de pelo menos três disparos. O assaltante fugiu pela Rua Aristides Espínola.
Na Zona Sudoeste:
Um jovem, de 23 anos, que passava pela Ataulfo de Paiva, foi ferido de raspão. Ele foi atendido no Hospital Miguel Couto, na Gávea. Dois carros estacionados na Rua Aristides Espínola foram atingidos por tiros. Uma deles é um automóvel branco, 2019, que pertence a uma empresária, de 34 anos. Moradora de Juiz de Fora, Minas Gerais, ela chegou ao Rio na última quarta-feira, de onde veio a trabalho.
— Agradeço a Deus por não estar no carro quando tudo aconteceu. Era um horário em que costumo estacionar ali. Como não usei meu veículo na quarta-feira, e acabei pegando um carro de aplicativo, ele ficou parado onde havia deixado antes. Cheguei por volta das 21h desta quinta-feira e entrei para o apartamento onde estou hospedada. Nesta sexta-feira, pela manhã, vi uma pessoa fotografando meu carro e fui olhar o que estava acontecendo. Só então, descobri que o carro estava perfurado por tiros. Me surpreendeu isto ocorrer no Leblon. Não esperava isso — disse.
Operação Rastreio:
Procurada, a Polícia Civil disse que a investigação está em andamento na 14ª DP (Leblon). E que, após uma tentativa de roubo, um policial civil reagiu e o bandido atirou contra ele. Também procurada, a Polícia Militar informou que o 23ºBPM(Leblon) vem intensificando o patrulhamento ostensivo na área, assim como as rondas com viaturas e as abordagens a veículos e suspeitos. Abaixo, a íntegra da nota enviada pela corporação.
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 23° BPM (Leblon), responsável pelo policiamento na região mencionada, vem intensificando o patrulhamento ostensivo na área, assim como as rondas com viaturas e as abordagens a veículos e transeuntes. A unidade vem adequando a distribuição do policiamento dinâmico em toda sua área de atuação. Nesse contexto, além do efetivo ordinário, o batalhão também emprega policiais militares através do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Contudo, é importante pontuar que casos como este podem ser considerados como crimes de oportunidade, em que o criminoso espera uma brecha para agir e abordar as vítimas.
A Corporação ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central ou App 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que procedimentos investigativos sejam iniciados."
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia