RJ em Foco

Baleias-jubarte, orcas e arraias são avistadas no mar cristalino de Arraial do Cabo (RJ); vídeo

Município na Região dos Lagos tem se transformado em rota de passagem de animais marinhos

Agência O Globo - 24/10/2025
Baleias-jubarte, orcas e arraias são avistadas no mar cristalino de Arraial do Cabo (RJ); vídeo

No calendário, oficialmente, a temporada de passagem de baleias-jubarte pelo litoral do Rio de Janeiro já acabou. Mas as imponentes visitantes ainda estão dando um show, rumo a Abrolhos, na Bahia, reduto de reprodução e socialização longe do gelado inverno antártico. Duas baleias foram vistas no litoral de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira. Ainda nesta semana, mais ilustres visitantes foram vistas, entre elas, um grupo de nove orcas e outro de arraias.

Fofura:

'Zona das Múmias':

As imagens foram feitas com auxílio de um drone, pelo piloto Felipe Peixoto, que integra a equipe do Projeto Mar de Baleias, lançado em 2022, pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com as águas cristalinas, é possível ver as duas baleias. Pelo tamanho, seriam mãe e filhote. O "pequeno" não perde tempo e faz diversos saltos ao longo do percurso. Quando comparados aos adultos, os filhotes de jubarte são bem menores, mas estão bem longe de serem pequenos. Um indivíduo pode nascer com cerca de 4 metros e pesar até 900 kg.

Todos os anos as jubartes deixam da gelada Antártica e percorrem o litoral brasileiro, que tem as águas quentes como atrativo. Elas seguem até chegar a Abrolhos, no Nordeste do país, a principal área de reprodução da espécie. Em geral, a temporada dura entre junho e setembro, mas os avistamentos têm sido cada vez mais comuns, mesmo fora deste período. Especialistas veem como um indicativo da recuperação da espécie nos últimos anos.

À deriva:

Devido à posição geográfica, Arraial do Cabo está no cainho da rota migratória das baleias-jubarte. O município tem investido em ações de turismo e de educação e pesquisa sobre a espécie. Com mar de águas cristalinas, tem sido fácil encontrar até mesmo outros animais.

Mais visitantes

Um grupo de nove orcas, sendo deles filhote, também foi avistado em Arraial. As imagens aéreas, também com auxílio de um drone, foram feitas por Marcelo Almeida na última terça-feira. Nas imagens é possível ver os indivíduos interagindo, nadando próximos uns dos outros, e com direito a saltos.

As orcas costumam ser vistas em águas mais frias, mas, em certas épocas do ano, se aproximam da costa em busca de alimento, como peixes e golfinhos.

Nas águas de Arraial teve ainda registro de um cardume de arraias, na quarta-feira.