RJ em Foco

Auto da Paixão de Cristo reúne 50 artistas nos Arcos da Lapa; Caio Blat será Jesus

Espetáculo gratuito acontece nesta sexta-feira, a partir das 18h, no Centro do Rio

Agência O Globo - 02/04/2025
Auto da Paixão de Cristo reúne 50 artistas nos Arcos da Lapa; Caio Blat será Jesus
Caio Blat e Vanessa Gerbelli serão protagonistas do Auto da Paixão de Cristo 2026, nos Arcos da Lapa - Foto: Divulgação

A tradicional encenação do Auto da Paixão de Cristo retorna aos Arcos da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, nesta Sexta-feira Santa. O espetáculo, gratuito, conta com texto e direção geral de Luis Fernando Bruno e reúne 50 artistas, entre cantores, bailarinos e atores. Caio Blat interpreta Jesus Cristo, enquanto Vanessa Gerbelli assume o papel de Maria — ambos reconhecidos por suas atuações na televisão, cinema e teatro. O evento está marcado para as 18h.

— Sempre tive o sonho de participar da Paixão de Cristo na Lapa. Essa mistura de fé e arte popular, ao ar livre, remete aos primórdios do teatro. Espero entregar toda a emoção que esse ato de mistério merece. É uma honra interpretar o mensageiro do amor e da paz — afirma Caio Blat.

Vanessa Gerbelli destaca a emoção de interpretar Maria: — Maria é um ícone que representa a força feminina e o amor incondicional — ressalta.

O evento é apresentado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Vicariato para a Cultura da Arquidiocese do Rio, a Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio. O cardeal e arcebispo do Rio, Orani Tempesta, ressalta que, além da liturgia e dos atos de devoção, o ato cultural "ajuda a aprofundar o sentido da Semana Santa e a acolher Cristo como o Senhor da nossa vida, que deu a vida por todos nós".

A encenação percorre momentos emblemáticos da vida de Cristo, como o nascimento, o batismo no Jordão, a escolha dos discípulos, o Sermão da Montanha, a Última Ceia, a Via-Sacra, a crucificação e a Ressurreição. A trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, mescla músicas originais e temas tradicionais da cultura religiosa.

— O Auto da Paixão de Cristo faz parte da devoção e da fé popular. É um espetáculo-celebração que, em tempos marcados pela violência e pela ganância dos poderosos, nos faz refletir sobre o amor ao próximo e a paz, mostrando que a mensagem de Cristo permanece viva e urgente. O que foi dito há mais de dois mil anos ecoa até hoje — destaca o diretor Luis Fernando Bruno.

Serviço

Auto da Paixão de Cristo 2026
Data: 3 de abril de 2026
Horário: 18h
Local: Arcos da Lapa