Política
Kassab afirma que Lula terá apoio na Câmara enquanto direita bolsonarista ficará isolada
Apoio condicionado a diálogo e gestão centrada
O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, avaliou neste domingo, 1º de novembro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não terá dificuldades na Câmara". Ele argumentou que alguns partidos já estão "batendo na porta" do governo e declarou que a direita bolsonarista deve ficar isolada na Câmara. A fala foi em entrevista ao programa Canal Livre, da Band e da BandNews TV, transmitida na noite deste domingo.
Ele ponderou, contudo, que a composição do Senado Federal será um desafio ao governo. Gilberto Kassab ressaltou que o partido pode apoiar Lula, se o petista montar uma gestão voltada para o centro político e com diretrizes claras na economia. Ou seja, ele condicionou uma eventual participação formal na base aliada a um diálogo efetivo com o centro.
"Se ele fizer um governo para o centro, deixando claro quais serão as suas linhas mestras na condução da política econômica, apoiando algumas reformas estruturais do País, em especial a reforma eleitoral e algumas reformas do Judiciário, por que não apoiá-lo?", questionou.
O presidente do PSD criticou a postura do senador Flávio Bolsonaro (PL) em contestar o resultado da eleição. Ele indicou que haveria espaço para contestações pontuais, mas não o resultado final do pleito. Para Kassab, os erros de Flávio Bolsonaro acabaram contribuindo para a vitória de Lula.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
3ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
4LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado