Política
México: Sheinbaum celebra vitória de Lula como sopro de esperança na América Latina
Líder mexicana 'faz o L' em homenagem ao presidente brasileiro reeleito
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, "fez o L" ao saudar a reeleição do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e classificou o resultado como um "sopro de esperança" para a América Latina e o Caribe, após uma sequência de vitórias eleitorais da direita na região.
Antes de iniciar sua entrevista coletiva diária, Sheinbaum fez com a mão o gesto de "L", associado à campanha do petista, e parabenizou o presidente e os brasileiros. "Estamos felizes, muito contentes com a vitória de Lula no Brasil. Muitas e muitas felicidades ao presidente Lula e ao povo do Brasil", declarou. Na noite de domingo, o governo mexicano já havia parabenizado o líder do País.
Lula derrotou o senador Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno de domingo com 51,79% dos votos, ante 48,21% do adversário. O resultado interrompeu uma série de sete vitórias consecutivas de candidatos conservadores em eleições presidenciais latino-americanas nos últimos 18 meses.
Caso Flávio Bolsonaro tivesse vencido, Sheinbaum seria a única presidente progressista entre as principais potências da região.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
5ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?