Política
Polícia Federal investiga problemas de mobilidade nas eleições em Sergipe
Inquérito apura possíveis crimes eleitorais no estado
O diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal (PF), Dennis Cali, afirmou em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) que a PF tem acompanhado problemas de mobilidade urbana nos estados de São Paulo, Alagoas, Piauí, Sergipe e Bahia, e já instaurou um inquérito para apurar possíveis crimes em Sergipe.
Segundo o diretor, a Polícia Federal está realizando oitivas com pessoas envolvidas nos casos de problemas de mobilidade e investiga dois possíveis crimes: embaraçamento no exercício do voto e ocultação de meio de transporte para prejudicar o exercício do voto. "São fatos que ainda estão em desdobramento e a gente ainda está na apuração, principalmente referente a esses estados que eu mencionei", disse Cali.
O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, na mesma ocasião, representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), afirmou que há indícios de que problemas realmente aconteceram e que as polícias vão apurar a responsabilidade dos problemas de mobilidade.
"Decisão final do Tribunal Superior Eleitoral prorrogando prazo de votação é reconhecimento de que esses problemas existiram", marcou Garcia. "Agora, cabe a nós que trabalhamos na segurança pública investigar e apurar as responsabilidades e encaminhar para o poder judiciário aqueles que eventualmente contribuíram para que esses ônibus não circulassem", completou.
Apesar disso, Garcia disse que, em termos de ocorrências de crimes eleitorais, o pleito ocorreu de forma "relativamente tranquila" e que o número de casos está dentro do previsto.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
5ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?