Política
Governo Lula tem 45% de avaliação negativa e 36% de positiva, diz pesquisa BTG/Nexus
Confiança em Lula permanece dividida entre os eleitores.
A seis dias do primeiro turno das eleições gerais no País, a avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em 45%, de acordo com a 16ª rodada da pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda-feira, 28. A parcela que considera a gestão ótima ou boa oscilou de 35%% para 36%% em relação ao levantamento de 21 de setembro.
Na pesquisa atual, 37%% classificam o governo como péssimo e 8%% como ruim. Entre os que fazem avaliação positiva, 20%% o consideram bom e 16%% ótimo. A avaliação regular passou de 18%% para 19%%. As variações entre as duas rodadas estão dentro da margem de erro.
O levantamento também perguntou, separadamente, se os eleitores aprovam ou desaprovam o trabalho do presidente. Nesse indicador, 49%% desaprovam Lula, ante 50%% na rodada anterior; 46%% o aprovam, porcentual que não mudou. Outros 5%% não souberam ou não responderam.
Os eleitores que avaliam o governo como regular apresentam escolhas distribuídas entre candidaturas. Nesse recorte, 45%% declaram voto em Lula no cenário estimulado de primeiro turno, 21%% em Flávio Bolsonaro (PL) e 9%% no escritor Augusto Cury.
A Nexus entrevistou por telefone 2.000 eleitores de 25 a 27 de setembro. A margem de erro geral é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07557/2026.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça