Política

No 1º turno de Minas, Cleitinho tem 37%, Patrus Ananias, 16%, e Kalil, 8%, aponta Quaest

Pesquisa revela atual cenário eleitoral em Minas Gerais.

Estadao Conteudo 23/09/2026
No 1º turno de Minas, Cleitinho tem 37%, Patrus Ananias, 16%, e Kalil, 8%, aponta Quaest
Patrus Ananias - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera com 37% das intenções de voto no primeiro turno para o governo de Minas Gerais, segundo a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 23. Patrus Ananias (PT) aparece com 16%, enquanto Alexandre Kalil (PDT) tem 8%. Mateus Simões (PSD) registra 7%, e Flávio Roscoe (PL) alcança 5%.

Comparando com o levantamento de 8 de setembro, Cleitinho subiu de 32% para 37%, enquanto Patrus passou de 11% para 16%. Kalil caiu de 11% para 8%, Mateus Simões desceu de 8% para 7%, e Roscoe avançou de 3% para 5%.

Gabriel (MDB) tem 2%. Ben Mendes (Missão) e Professor Túlio Lopes (PCB) têm 1% cada. Indira Xavier (UP), Rafael Duda (PSTU) e Henrique Áreas (PCO) não pontuaram.

Os indecisos somam 16%, uma queda em relação aos 19% da rodada anterior. Os votos brancos, nulos ou aqueles que afirmam não votar representam 7%, contra 12% no levantamento de 8 de setembro.

A pesquisa da Quaest ouviu 1.506 eleitores em Minas Gerais com 16 anos ou mais entre 19 e 22 de setembro. O levantamento foi encomendado pela Globo. A margem de erro é de três pontos porcentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-03276/2026.