Política

STF rejeita recurso e mantém condenação de Eduardo Bolsonaro por coação

Decisão dos ministros fortalece a condenação do ex-parlamentar no caso de coação.

Estadao Conteudo 18/09/2026
STF rejeita recurso e mantém condenação de Eduardo Bolsonaro por coação
Eduardo Bolsonaro - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta sexta-feira, 18, por unanimidade, um recurso apresentado pela defesa do ex-deputado Eduardo Bolsonaro e manteve sua condenação por coação. O ex-parlamentar foi condenado em junho a quatro anos e dois meses em regime aberto.

O julgamento do recurso ocorreu no plenário virtual da Primeira Turma e terminou na noite desta sexta-feira, 18, mas todos os ministros já votaram. Prevaleceu o entendimento do relator, Alexandre de Moraes, que foi seguido por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo atuou junto ao governo dos Estados Unidos para tentar impedir que o STF condenasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na trama golpista. O ex-deputado buscou sanções a ministros da Corte e às exportações brasileiras, de acordo com a denúncia da PGR.