Política
Haddad: é difícil prometer reestatizar a Sabesp, mas precisamos evitar a 'Enel das águas'
Candidato critica atual administração e fala sobre revisão de contratos
O candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira, 25, que seria “muito” difícil assumir o compromisso de reestatizar a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), mas defendeu uma revisão do contrato para impedir a interrupção dos serviços prestados pela companhia.
“Agora, é muito difícil prometer reestatizar, como a revista da população de São Paulo deseja. Mas nós temos que incidir no contrato para evitar que a Sabesp se transforme numa Enel das águas ”, declarou durante a sabatina promovida pela Veja.
Haddad comparou o caso à concessão de energia elétrica em São Paulo e afirmou que os serviços da Enel estavam “colapsando” ao longo dos anos. Segundo ele, a Sabesp terá de discutir com o governo estadual e as agências reguladoras um "pacto mínimo de civilidade com o usuário".
O petista também citou acidentes fatais em obras da companhia e criticou a falta de experiência da Equatorial , acionista de referência da Sabesp, no setor de saneamento. Para Haddad, as privatizações e os contratos firmados pelo governo estadual precisam passar por uma revisão.
Terceirização
Na sabatina, Haddad também afirmou que pretende revisar contratos firmados durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso seja eleito. O ex-ministro acusou a atual administração de ter elevado os valores dos contratos estaduais e afirmou que a terceirização de serviços atingiu um "patamar inaceitável".
“Ele inflou os contratos”, disse Haddad sobre a situação fiscal de São Paulo. "Nós já estamos no segundo ano de déficit. Se pegarmos a série histórica, foi o pior resultado em anos, mesmo com o maior apoio de auxílio federal entre todos os Estados do Brasil", disse.
O petista afirmou que a revisão dos contratos será necessária para abrir espaço no Orçamento para as propostas de sua campanha. “Não tem como cumprir um plano de governo sem repassar os contratos que ele assinou”, declarou.
Haddad também afirmou estar disposto a comparar os resultados fiscais de suas gestões anteriores com os da atual administração estadual. “Estou à disposição para debater com qualquer antecessor meu sobre as contas públicas que estou entregando”, disse.
Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Fazenda, Haddad disputou o governo paulista contra Tarcísio, seu principal adversário no pleito.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras