Política

Lula: Brasil não vai depender nem da China, nem dos EUA para fazer sua IA

Presidente defende educação superior para jovens em evento em Belo Horizonte.

Estadao Conteudo 21/08/2026
Lula: Brasil não vai depender nem da China, nem dos EUA para fazer sua IA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © Foto / Ricardo Stuckert / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira, 21, o ingresso dos jovens no ensino superior como forma de reduzir a dependência do Brasil da China e dos Estados Unidos. Ele fez a declaração durante o ato de lançamento da campanha de Patrus Ananias (PT) ao governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

"Eu agora quero que a nossa meninada, meninas e meninos, eu quero que vocês estudem, que vocês sejam engenheiras, matemáticas, que vocês estudem tudo do mundo digital, porque o Brasil não vai ficar dependendo nem da China, nem dos Estados Unidos para fazer as coisas de inteligência artificial", disse o petista ao público presente na Praça da Estação, um tradicional ponto de manifestações na capital mineira.

Também participaram do evento a primeira-dama Janja Lula da Silva; o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o candidato do PT ao governo do Estado, deputado federal Patrus Ananias; seu vice na chapa, Jarbas Soares Júnior (PSB); e as candidatas ao Senado, Marília Campos (PT) e Áurea Carolina (PSOL).