Política
Juliana Brizola e Zucco empatam no 2º turno, aponta pesquisa Genial/Quaest
Cenário eleitoral no Rio Grande do Sul é ampliado com disputas acirradas ao Senado.
Pesquisa Genial/Quest sobre o cenário eleitoral do Rio Grande do Sul divulgada nesta quinta-feira, 30, aponta que a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e o deputado federal Zucco (PL) estão em empate técnico na disputa pelo governo estadual. Em um eventual segundo turno entre os dois, Juliana registrou 35% de intenção de voto, e Zucco, 31% . Os indecisos são 21% , e 13% votariam branco ou nulo. Os índices apontam para um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais.
Juliana e Zucco também empatam técnicas no cenário do primeiro turno. Juliana registrou 24% de menções no cenário estimulado, enquanto Zucco, 22% . Gabriel Souza (MDB) tem 6% , seguido por Marcelo Maranata (PSDB), com 3% . Cesar Pontes (PCO) e Rejane Oliveira (PSTU) têm 1% cada, e Priscila Voigt (UP) não pontual. Os indecisos somam 31% e 12% afirmam que votarão branco ou nulo.
Senado
Segundo o levantamento, há uma disputa embolada por duas vagas ao Senado. Manuela d'Ávila (PSOL) liderou o levantamento, com 12% das menções, mas está em empate técnico dentro da margem de erro com outros quatro nomes, como Germano Rigotto (MDB) e Paulo Pimenta (PT), com 9% cada, Marcel van Hattem (Novo), com 7% , e Ubiratan Sanderson (PL), com 6% . O empate técnico entre Manuela e Sanderson ocorre sem limite de margem de erro.
A Genial/Quaest realizou 1.104 entrevistas a domicílio com participantes do Rio Grande do Sul entre os dias 24 e 28 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95% . O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RS-04790/2026 .
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado