Política
"Quis me usar para fazer mal aos outros", dispara deputado baiano contra João Caldas
Além da disputa judicial, João Caldas enfrenta isolamento em Brasília; interlocutores de Flávio Dino afirmam que Ministro recusa recebê-lo diante da ofensiva contra Arthur Lira.
Uma nova crise envolvendo o presidente nacional da Democracia Cristã (DC), João Caldas, ganhou repercussão nacional nesta sexta-feira (17), após reportagem da CNN Brasil revelar que o deputado federal José Carlos Araújo (BA) ingressou na Justiça alegando ter sido filiado ao partido sem sua autorização.
Segundo o parlamentar, ele nunca assinou ficha de filiação e sua inclusão no sistema partidário teria ocorrido à revelação, permitindo que o DC conquistasse representação no Congresso Nacional e, assim, legitimidade para auxiliar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda nega qualquer irregularidade e sustenta que a filiação ocorreu com o consentimento do deputado.
De acordo com a CNN, a ação apresentada pelo DC no STF questiona regras sobre a idade mínima para posse de parlamentares eleitos. Nos bastidores políticos, a iniciativa é interpretada como uma tentativa de alcançar a possível candidatura de Alvinho Lira, filho do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), adversário histórico de João Caldas em Alagoas.
O deputado José Carlos Araújo afirmou à emissora que não aceitaria ser utilizado em uma disputa política.
"João Caldas me filiou à revelação, sem minha autorização. Quis me usar para fazer o mal aos outros", declarou o parlamentar à CNN.
João Caldas, por sua vez, rejeitou as acusações e afirmou que a filiação foi autorizada pelo deputado, sustentando que toda a documentação foi encaminhada pelo gabinete parlamentar e que a representação no STF não tem relação direta com José Carlos Araújo.
Bastidores em Brasília
A crise também repercutiu nos bastidores da capital federal.
Segundo informações obtidas pela reportagem, em Brasília, as portas estariam se fechando para João Caldas. O presidente nacional do DC teria procurado interlocutores do ministro do STF Flávio Dino, mas nenhum deles teria aceitado recebê-lo ao tomar conhecimento de que o objetivo das conversas seria tratar de questões relacionadas ao deputado Arthur Lira.
O episódio amplia o isolamento político atribuído ao dirigente partidário em meio à disputa envolveu a ação proposta no Supremo e ao questionamento judicial sobre a filiação do deputado baiano.
Enquanto isso, a defesa de José Carlos Araújo pediu ao STF que desconsidere a certidão de filiação apresentada pelo DC e solicita que o partido comprove a existência de manifestação inequívoca de vontade do parlamentar para ingressar na legenda.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate