Política

Genial/Quaest: Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno

Presidente aparece com 44% contra 38% do senador em simulação de segundo turno; no primeiro turno, petista marca 39%

10/06/2026
Genial/Quaest: Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro no 2º turno
- Foto: ANSA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança nas intenções de voto para a disputa presidencial, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10.

Este é o segundo mês consecutivo em que Lula aparece numericamente à frente de Flávio Bolsonaro (PL), apontado no levantamento como seu principal adversário. Em uma simulação de segundo turno, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 38% do senador, vantagem fora da margem de erro.

Lula vinha registrando queda na vantagem contra Flávio entre agosto do ano passado e abril deste ano. Naquele mês, chegou a aparecer numericamente atrás do senador, que marcou 42%, contra 40% do presidente. Após a divulgação de conversas atribuídas ao filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, cobrando dinheiro do banqueiro Daniel Vorcaro, Flávio perdeu força na corrida presidencial.

No primeiro turno, segundo a pesquisa, Lula soma 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro aparece com 29%. O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) tem 3% e segue com dificuldades para alavancar sua candidatura em um cenário de forte polarização. O mesmo ocorre com o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), que registra 2%. Renan Santos (Missão), do MBL, aparece com 3%.

Esta é a primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada com os nomes de Joaquim Barbosa (DC) e Aécio Neves (PSDB) nos cenários estimulados de primeiro e segundo turnos. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) teve 1% das intenções de voto. O presidente do PSDB aparece com 2%.

O cenário projetado pela pesquisa é o seguinte:

- Lula (PT): 39%;

- Flávio Bolsonaro (PL): 29%;

- Renan Santos (Missão): 3%;

- Ronaldo Caiado (PSD): 3%;

- Aécio Neves (PSDB): 2%;

- Romeu Zema (Novo): 2%;

- Augusto Cury (Avante): 1%;

- Joaquim Barbosa (DC): 1%;

- Samara Martins (UP): 1%;

- Cabo Daciolo (Mobiliza): 0%;

- Edmilson Costa (PCB): 0%;

- Heró Bezerra (PRTB): 0%.

A pesquisa também mediu o grau de convicção dos eleitores em relação ao voto. De acordo com o levantamento, 63% dos entrevistados disseram que suas escolhas são definitivas, enquanto 36% afirmaram que ainda podem mudar de opinião.

Entre os eleitores que declaram voto em Lula, 71% dizem estar certos da escolha, enquanto 29% admitem a possibilidade de mudança. Entre os que afirmam votar em Flávio Bolsonaro, 70% consideram a decisão definitiva, e 30% dizem que ainda podem mudar.

No caso de Caiado, 52% afirmaram que podem mudar de ideia, enquanto 44% disseram estar certos do voto no ex-governador de Goiás. Entre os eleitores de Zema, 74% admitem a possibilidade de mudança, e apenas 26% consideram a escolha definitiva. Os números indicam potencial migração de votos dos dois ex-governadores para outros candidatos.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula aparece com seis pontos percentuais de vantagem sobre Flávio Bolsonaro e segue à frente dos demais adversários. Veja os cenários:

- Lula 44% x 38% Flávio Bolsonaro;

- Lula 45% x 35% Zema;

- Lula 45% x 35% Caiado;

- Lula 45% x 31% Renan Santos.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados são questionados sobre em quem votariam sem que nenhum nome seja apresentado, 23% citaram Lula, um ponto percentual a mais que em maio. Flávio Bolsonaro foi mencionado por 17%, três pontos percentuais abaixo do registrado no levantamento anterior. Outros 56% se declararam indecisos; em maio, eram 57%.

A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de junho, com 2.004 entrevistas presenciais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07661/2026.