Política
Messias retorna à AGU após rejeição no Senado e aguarda decisão de Lula
Advogado-geral da União volta ao trabalho após férias, enquanto governo avalia nova indicação ao STF
O ministro Jorge Messias retomou nesta segunda-feira, 25, suas funções à frente da Advocacia-Geral da União (AGU) . O retorno ocorre após 15 dias de férias, período iniciado logo depois de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) ser rejeitada pelo Senado no final do mês passado.
Nesta segunda, Messias tem na agenda uma reunião de orientação de direção, três audiências e despachos internos, todos programados para ocorrer nas dependências da AGU.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou aos aliados a intenção de reenviar ao Senado a indicação do advogado-geral para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF. No entanto, o regimento interno do Senado impede uma votação, no mesmo ano, de uma autoridade já rejeitada pela Casa.
Messias aguarda uma definição do presidente, que sinaliza intenção de insistir em seu nome como forma de demonstrar força política e reafirmar suas prerrogativas.
Aliados do chefe da AGU afirmaram que Messias só aceitaria uma nova indicação caso houvesse forte certeza de aprovação, especialmente após a derrota inicial.
Messias foi sabatinado no Senado em 29 de abril e rejeitado por 42 votos a 34. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é apontado como principal articulador desses resultados.
No último dia 18, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) elogiou Messias para a vaga no Supremo e ressaltou a necessidade de aguardar a decisão de Lula.
"A indicação de ministro do Supremo Tribunal Federal é prerrogativa do presidente da República, então vamos aguardar. O Jorge Messias tem todas as condições, é um jurista experiente e tem espírito público. Ele fez concurso para ser advogado do povo, para a AGU, para prestar serviço público, então ele tem espírito público, preparação e experiência. Vamos aguardar", afirmou Alckmin.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'