Política
'Polarização só tem feito atrasar o Brasil', afirma Caiado
Pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado critica clima político e defende retomada do debate qualificado no país
O ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado , afirmou nesta terça-feira (12) que a polarização política “só tem feito atrasar o Brasil”. Ele também acusou os últimos chefes do Executivo de terem rebaixado o debate público no país.
As declarações foram feitas em mensagem enviada ao 15º Lide Brazil Investment Forum 2026, realizado no Harvard Club, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), reúne presidenciáveis, parlamentares e empresários brasileiros.
Em sua fala, Caiado avaliou que o Brasil vive, nas últimas décadas, uma "ausência de líderes" e de "estadistas", com políticos que, segundo ele, deixaram de pensar em políticas consistentes. “Baixaram o nível da política nacional, ficaram no debate pequeno, rasteiro, com a polarização que só tem feito depois do Brasil”, declarou.
O pré-candidato também afirmou que o país está “de costas para o desenvolvimento, para a pesquisa, para a inovação, para a tecnologia e para o avanço da inteligência artificial”. Segundo Caiado, esse cenário levou jovens brasileiros a buscar oportunidades em outros países.
Caiado ressaltou ainda que a eleição de 2026 será “um grande divisor de águas” e defendeu que o próximo presidente tenha “estatura” e “liturgia da Presidência”, além de autoridade moral e independência intelectual para combater o crime, o narcotráfico e a corrupção.
No cenário público empresarial presente, o ex-governador destacou que o Brasil precisa voltar a sentar-se “à mesa de negociação” internacional para discutir temas como inteligência artificial e minerais críticos. “Vamos poder sentar na mesa de negociação e mostrar a um Brasil que sabe a autoridade que tem do ponto de vista do conhecimento, discutindo inteligência artificial, crítica, evoluindo na pesquisa, avançando na tecnologia”, concluiu.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3VIOLÊNCIA INFANTIL
Três adolescentes são apreendidos por estupro coletivo de duas crianças em São Paulo
-
4HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
Dia do Trabalho: frases para celebrar e inspirar neste 1º de maio
-
5POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo