Política
Senado aprova indicação de André Carvalho para Embaixada na Tailândia
Diplomata também será responsável pelas relações com o Laos e priorizará expansão comercial
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) a indicação do embaixador André Odenbreit Carvalho para chefiar a missão diplomática do Brasil na Tailândia. Além do novo posto, ele também ficará responsável pelas relações do país com o Laos. A indicação foi confirmada por 41 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Com a aprovação, o diplomata está apto a ser nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A indicação (MSF 63/2025) foi relatada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS). “O embaixador tem todas as qualificações e requisitos para representar o nosso país nos dois postos”, destacou Trad durante a sessão.
Durante a sabatina, Carvalho afirmou que pretende priorizar a expansão e diversificação da pauta comercial com Tailândia e Laos. Segundo ele, até mesmo as exportações agrícolas têm potencial para crescer nesses mercados.
Currículo
Ministro de primeira classe, André Odenbreit Carvalho será chefe de missão pela primeira vez. Antes, atuou em funções diplomáticas na Argentina, Rússia e Reino Unido, além de chefiar divisões do Itamaraty ligadas à política ambiental, mudanças climáticas e negociações comerciais multilaterais. Desde 2022, comanda o consulado-geral do Brasil em Miami, nos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados