Política

Comissão ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev nesta segunda

Depoimentos de Martha Graeff e Rodrigo Assumpção encerram oitivas; relatório pode ser votado nesta semana

23/03/2026
Comissão ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev nesta segunda
Martha Graeff e Rodrigo Assumpção prestam depoimento na reta final da CPMI do INSS no Senado. - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A influenciada digital Martha Graeff será ouvida nesta segunda-feira (23), às 16h, na última sessão de oitivas da CPMI do INSS. Ex-noiva de Daniel Vorcaro, do Banco Master, ela foi convidada como testemunha e deve responder sobre a identidade de pessoas "presentes no ambiente privado" do banqueiro, além do contexto dessas interações.

O presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, também prestará depoimento como testemunha nesta segunda-feira.

O requisito para a oitiva de Martha Graeff foi apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), que a classifica como “pessoa de extrema confiança” do ex-controlador do Banco Master. Segundo registros da investigação, Graeff teria testemunhado ou recebido informações sobre a rede de relacionamentos de Vorcaro, especialmente com autoridades do Poder Judiciário.

A influenciada também deverá depor na CPI do Crime Organizado, na próxima quarta-feira (25). Sua convocação foi aprovada em 18 de março.

Dataprev

A oitiva do presidente da Dataprev atende aos requerimentos do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e do senador Marcos Rogério (PL-RO).

Em seu requerimento, Carlos Viana destacou “falhas de governança e vulnerabilidades” que comprometeram o funcionamento do INSS e fraudes favorecidas. Já Marcos Rogério, ao citar o vazamento de credenciais internas, solicita esclarecimentos sobre as estratégias de segurança cibernética da Dataprev, responsável pela gestão de dados dos inscritos no INSS e em políticas sociais federais.

Relatório

Os depoimentos de Martha Graeff e Rodrigo Assumpção encerram a agenda de oitivas da CPMI do INSS. Segundo Carlos Viana, caso não haja prorrogação do funcionamento da comissão, o relatório do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) será entregue como está. O prazo final do colegiado é 28 de março.

“Não há prorrogação, o relatório será lido na quarta-feira [25], deixado aos parlamentares para avaliação e, na quinta-feira [26], nós votaremos o relatório já definitivo”, afirmou Viana.

A reunião da comissão será realizada no plenário 2 por ala Nilo Coelho, no Senado Federal.

- Veja a pauta completa e envie suas perguntas