Política
Senado aprova acordo de cooperação técnica entre Brasil e Fiji
Acordo firmado em 2013 prevê colaboração em áreas prioritárias e isenção de taxas para projetos conjuntos
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (25), o acordo de cooperação técnica firmado entre Brasil e Fiji (PDL 459/2022). A proposta, que já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em dezembro, sob relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), segue agora para promulgação.
Assinado em 2013, o acordo estabelece cooperação em diversas áreas consideradas prioritárias, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de ambos os países. O tratado terá vigência inicial de cinco anos, sendo renovado automaticamente por períodos iguais sucessivos.
Segundo o texto, os projetos de cooperação técnica serão executados por meio de ajustes complementares, podendo envolver instituições dos setores público e privado, além de organizações não governamentais. Bens, equipamentos e itens fornecidos entre os países para execução dos projetos estarão isentos de taxas e impostos, excetuando-se despesas de armazenagem, transporte e serviços correlatos.
O acordo também prevê a utilização de mecanismos de cooperação trilateral, possibilitando parcerias com outros países, organizações internacionais e agências regionais. Brasil e Fiji se comprometem a oferecer apoio logístico ao pessoal envolvido, incluindo acomodação, facilidades de transporte e acesso à informação.
Sobre Fiji
Fiji é um país insular da Oceania, formado por mais de 300 ilhas. Ex-colônia britânica até 1970, possui cerca de 1 milhão de habitantes. Sua economia é baseada principalmente na produção e exportação de cana-de-açúcar, coco e gengibre, além do turismo, que representa importante fonte de receita para o país.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.