Política
Relator da CPMI do INSS celebra devolução de dados do Banco Master como avanço para transparência
Deputado Alfredo Gaspar destaca importância do acesso a informações para fortalecer investigações sobre fraudes no INSS.
O relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou nesta sexta-feira, 12, que a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), de devolver à comissão dados relacionados ao Banco Master e seu proprietário, Daniel Vorcaro, representa uma "vitória da transparência".
"Sempre defendi que não se combate fraude escondendo informação. A determinação de envio imediato do material à Polícia Federal fortalece a investigação e o nosso trabalho", declarou o parlamentar em nota.
O ministro André Mendonça determinou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), entregue imediatamente às autoridades da Polícia Federal todas as provas resultantes das quebras de sigilo, em meio físico ou digital, referentes ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, no âmbito das investigações sobre fraudes no INSS. O magistrado também proibiu que o Congresso mantenha o material, físico ou digital, sob sua guarda.
Com a decisão, foi revogada a medida anterior do ministro Dias Toffoli, de dezembro, que impedia a CPI do INSS de acessar as quebras de sigilo de Vorcaro. Os relatórios com informações fiscais, bancárias e telemáticas do empresário investigado haviam sido entregues diretamente a Alcolumbre.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista