Política
Nikolas Ferreira aciona MP contra Lula após desfile da Acadêmicos de Niterói
Deputado alega propaganda eleitoral antecipada em apresentação de escola de samba e critica postura do TSE; Rogério Marinho também promete medidas judiciais.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta segunda-feira, 16, que irá protocolar uma representação no Ministério Público (MP) solicitando ação de improbidade administrativa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói. O motivo é o desfile realizado no último domingo, 15, que, segundo o parlamentar, configurou "propaganda eleitoral antecipada".
"Sob o pretexto de cultura, vimos dinheiro público federal financiar um verdadeiro desfile-comício em rede nacional. Teve enredo, alegorias e transmissão exaltando o presidente e seus programas de governo. Surreal. Diante disso, protocolarei representação ao Ministério Público para que seja proposta ação de improbidade administrativa contra o Lula e a escola de samba beneficiada", escreveu Nikolas em seu perfil na rede social X.
O deputado também criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que a Corte classificou o episódio como manifestação cultural, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue inelegível "por muito menos". Nikolas afirmou ainda que, caso Lula registre candidatura em 2026, apresentará uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por abuso de poder político e econômico.
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também declarou que pretende acionar a Justiça Eleitoral, embora não tenha detalhado o tipo de ação ou o prazo para seu protocolo. "Não aceitaremos a normalização do uso indireto de eventos culturais de grande projeção como instrumento de promoção pessoal e eleitoral. Adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis, com a provocação da Justiça Eleitoral, para que se apure eventual abuso de poder político e uso indevido de estruturas que deveriam servir a todos os brasileiros", afirmou o senador nas redes sociais.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista