Política
Semana Nacional de Retiros Culturais segue para sanção presidencial
Projeto aprovado pela Câmara reconhece eventos cristãos durante o Carnaval e aguarda sanção do presidente.
A Câmara dos Deputados aprovou, na segunda-feira (9), o projeto que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais. A iniciativa dedica o período do Carnaval a eventos da cultura cristã, como encontros de oração, seminários e shows, conforme previsto no texto aprovado. A semana será realizada entre a sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas.
De autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o PL 509/2020 segue agora para a sanção da Presidência da República.
Pelas redes sociais, Eliziane comemorou a aprovação do projeto. Segundo a senadora, trata-se de “um passo importante no reconhecimento da arte e da música cristã, que formam valores, fortalecem comunidades e transformam vidas”. Ela acrescentou ainda que ver o “PL aprovado no período de Carnaval é um gesto de respeito às tradições do nosso país e, em especial, aos evangélicos”.
Tramitação no Senado
No Senado, o projeto foi aprovado em dezembro de 2022, com relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). À época, Eliziane destacou que se inspirou na tradição dos retiros culturais promovidos pelas igrejas do Maranhão, seu estado de origem. A senadora já havia apresentado, enquanto deputada estadual, uma lei que reconhece os retiros do Carnaval no calendário oficial maranhense.
De acordo com Eliziane, além da promoção cultural, os retiros proporcionam “convivência comunitária, fortalecimento de laços de amizade e lições de respeito, humildade, doação e amor ao próximo”.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região