Política
Motta encaminha à CCJ proposta para extinguir escala 6x1
PEC apresentada pelo presidente da Câmara propõe jornada de quatro dias e será analisada quanto à admissibilidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou o envio à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim da escala de trabalho 6x1 (PEC 8/25). A CCJ fará a análise da admissibilidade da proposta, etapa em que são verificados os aspectos constitucionais, legais e regimentais. Caso aprovada, a matéria seguirá para uma comissão especial que irá debater o mérito do tema.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs
Hugo Motta ressaltou que a discussão será feita de forma equilibrada e responsável, ouvindo representantes de todos os setores.
“Vamos ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros. O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, afirmou o presidente em suas redes sociais.
Em entrevista a uma rádio da Paraíba, Motta destacou que a proposta atende a uma antiga demanda da classe trabalhadora e pode ter impacto direto na economia. Ele defendeu a construção de uma solução justa, especialmente em um momento de pleno emprego no país.
“É importante lembrar que, quando nossa carteira de trabalho foi criada, fizeram péssimas projeções. A escala 6 x 1 precisa ser diminuída. Vamos dar um passo firme na dignidade do trabalhador, mais qualidade de vida e respeito aos brasileiros”, completou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar