Política

Guimarães anuncia votação de MPs do Gás do Povo e crédito para setor rural

Líder do governo destaca prioridade para medidas provisórias que beneficiam famílias de baixa renda e produtores rurais

28/01/2026
Guimarães anuncia votação de MPs do Gás do Povo e crédito para setor rural
José Guimarães (PT-CE) - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), anunciou que a Casa deve votar, na próxima semana, duas Medidas Provisórias de grande relevância social e econômica.

Segundo Guimarães, estão na pauta a MP do programa Gás do Povo, que amplia o acesso ao vale-gás para famílias de baixa renda, e a MP que autoriza a abertura de crédito extraordinário de R$ 83,5 milhões destinados à prevenção e combate a emergências agropecuárias.

"Vamos votar duas Medidas Provisórias que estão se vencendo", afirmou o parlamentar. "A (MP) 1312, que é o crédito extraordinário para o setor rural, e a 1313, que é o vale-gás."

O deputado Mendonça Filho (União-PE), presente na reunião, informou que a apreciação das MPs deve ocorrer já na segunda-feira, dia 2.

Além das votações, a Câmara também deve instalar, na próxima semana, as comissões permanentes. Estão previstas mudanças na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e na Comissão de Agricultura, ambas sob comando do PSD, e na Comissão de Minas e Energia, que passará para o PL.

A presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) continuará com o União Brasil. De acordo com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), "prometeram um nome moderado" para liderar a comissão.