Política

Kajuru revela diagnóstico de Parkinson e avalia candidatura à Câmara dos Deputados por SP

Senador por Goiás inicia tratamento para Parkinson e considera disputar vaga por São Paulo, mas prioriza saúde

26/01/2026
Kajuru revela diagnóstico de Parkinson e avalia candidatura à Câmara dos Deputados por SP
Jorge Kajuru (PSB-GO) - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) revelou nesta segunda-feira (26) que foi diagnosticado com Parkinson em dezembro do ano passado. O parlamentar, que até então não havia tornado a informação pública, afirmou já ter iniciado o tratamento para a doença.

Kajuru também comentou sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições deste ano. Segundo ele, esse é um desejo do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas, no momento, sua prioridade é a saúde.

A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão. O senador já havia declarado anteriormente que não sabia se participaria das eleições de 2026, demonstrando desmotivação com a política.

Em 2024, conforme mostrou o Estadão, Kajuru criticou o excesso de dias sem atividades no Congresso Nacional e destacou que os trabalhos no Senado têm sido prejudicados pela falta de sessões deliberativas.

Na ocasião, o parlamentar também reclamou que a realização da Cúpula dos Parlamentares do G-20 (P-20), entre 6 e 8 de novembro, prejudicaria os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, da qual é presidente.

Em 2025, Kajuru se licenciou do Senado por 30 dias para tratar problemas de saúde, incluindo insônia, depressão, fraqueza muscular e pólipos no intestino. Diabético, o senador está no Congresso desde 2019, mesmo ano em que passou por cirurgia para retirar um tumor no pâncreas.

Antes de chegar ao Senado, Kajuru foi eleito vereador de Goiânia, tornando-se o mais votado da história do município. Em 2018, conquistou uma vaga no Senado por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.