Política
Comissão da Câmara aprova pontos de apoio a caminhoneiros em rodovias federais durante calamidade
Projeto de Lei 1001/20 prevê estrutura permanente para garantir condições de trabalho em situações emergenciais
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 1001/20, que determina que a administração pública mantenha pontos de apoio permanentes para caminhoneiros em rodovias federais durante estados de calamidade pública.
A proposta, de autoria do ex-deputado Heitor Freire (CE), foi aprovada após parecer favorável do relator, deputado Zé Trovão (PL-SC).
Reconhecimento à categoria
Segundo o relator, a iniciativa busca preservar as condições de trabalho dos caminhoneiros, profissionais essenciais especialmente em períodos de emergência sanitária. “É louvável a iniciativa de propor medidas para a preservação das condições de trabalho de tão relevante categoria de profissionais, cujos serviços são indispensáveis especialmente em tempos de emergência sanitária”, destacou Zé Trovão.
Ele também lembrou que o projeto foi apresentado durante a pandemia de Covid-19. “Mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, os motoristas mantiveram suas atividades, garantindo o abastecimento nacional e evitando um colapso logístico e econômico”, afirmou.
Na mesma sessão, foram rejeitados os PLs 1295/20, 1525/20, 1658/20 e 3844/21, que tramitavam em conjunto e tratavam do mesmo tema.
Tramitação
O PL 1001/20 ainda será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado por deputados e senadores.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12