Política

IFI ressalta importância da imprensa para cumprir princípios da OCDE

Instituição Fiscal Independente destaca o papel fundamental dos veículos de comunicação para garantir transparência, acesso à informação e comunicação, alinhando-se às diretrizes da OCDE.

23/01/2026
IFI ressalta importância da imprensa para cumprir princípios da OCDE
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Instituição Fiscal Independente (IFI) publicou, nesta sexta-feira (23), o Comentário da IFI nº 25, destacando o papel essencial da imprensa na trajetória da instituição. De acordo com o documento, apenas em 2025, a equipe de comunicação da IFI registrou 2.109 menções à instituição em jornais, sites, TVs, rádios e canais na internet, abrangendo reportagens, artigos, análises, entrevistas e editoriais.

A publicação ressalta que, dos 22 princípios da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), presentes no documento “Relatório sobre a Implementação da Recomendação da OCDE sobre Princípios para Instituições Fiscais Independentes”, três estão diretamente ligados à comunicação: acesso à informação, transparência e comunicação.

O diretor-executivo da IFI, Marcus Pestana, afirma que a divulgação do Comentário nº 25 é mais uma maneira de “dar transparência ao que fazemos e de reconhecer o importante papel da imprensa”. Ele ainda destaca que a IFI conta com “o trabalho sério de jornalistas para disseminar nossas projeções, análises e alertas”.

“Comemoramos, neste início de 2026, o resultado da IFI na mídia porque temos uma equipe técnica de alto nível, comprometida e transparente, e nós só temos a agradecer aos profissionais da imprensa por reverberarem nosso trabalho”, conclui Marcus Pestana.