Política
Comissão aprova obrigatoriedade de protetores auriculares para alunos autistas em escolas
Projeto de lei prevê fornecimento de dispositivos de controle de ruído em instituições públicas e privadas; medida visa promover acessibilidade sensorial.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, um projeto de lei que assegura a oferta de abafadores de ruído ou protetores auriculares para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas públicas e privadas. A proposta altera a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.
De acordo com o texto, o governo federal deverá prestar apoio técnico e financeiro aos sistemas de ensino para garantir o fornecimento desses dispositivos.
O substitutivo aprovado, apresentado pelo relator deputado Duarte Jr. (PSB-MA), unifica e amplia as previsões do Projeto de Lei 2706/25, de autoria do deputado Romero Rodrigues (Pode-PB), e do apensado PL 2778/25. O novo texto garante não apenas protetores auriculares do tipo concha, mas também outros "dispositivos de tecnologias assistivas" destinados ao controle de ruídos.
Mais acessibilidade
Segundo o relator, a medida busca promover a acessibilidade sensorial e garantir adaptações razoáveis no ambiente escolar para estudantes com TEA. O substitutivo estabelece prazo de 180 dias, a partir da publicação da futura lei, para que as instituições de ensino possam se adaptar às novas exigências.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se torne lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal