Política
Comissão aprova destinação de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte
Proposta garante que recursos de emendas parlamentares do esporte sejam aplicados em iniciativas educacionais com foco esportivo
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que permite o uso de parte dos recursos de emendas parlamentares individuais e de bancada, originalmente destinados a políticas públicas de esporte, em projetos educacionais. O texto aprovado exige, no entanto, que esses projetos estejam diretamente vinculados ao esporte.
O colegiado aprovou o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/24, de autoria do deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ).
A relatora realizou ajustes na proposta original para garantir que os recursos das emendas do esporte não sejam destinados a projetos educacionais sem relação com a área esportiva. Segundo Laura Carneiro, o substitutivo deixa claro que os recursos devem ser aplicados em "projetos esportivos desenvolvidos no ambiente escolar".
Em seu parecer, a deputada destacou a importância da integração entre esporte e educação. "Ao direcionar investimentos para projetos esportivos alinhados aos objetivos educacionais, pretendemos fortalecer simultaneamente o esporte e a educação como ferramentas transformadoras capazes de enfrentar desafios contemporâneos, como a evasão escolar, a violência, o sedentarismo e as desigualdades sociais", afirmou a relatora.
A proposta altera a Lei Complementar 210/24, responsável pela execução de emendas parlamentares na lei orçamentária anual.
Próximos passos
O projeto segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto também está sujeito à apreciação do Plenário.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana