Política
Projeto prevê uniformização mínima para matrícula de imóveis em cartórios
Proposta em análise na Câmara busca padronizar documentos imobiliários e facilitar entendimento para cidadãos e profissionais do setor.
O Projeto de Lei 817/25 propõe que a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamente a estrutura, a organização e o formato de apresentação das matrículas de imóveis emitidas pelos cartórios. O texto está atualmente sob análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com a autora da iniciativa, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), o objetivo é estabelecer uma padronização mínima para as matrículas imobiliárias.
Segundo a parlamentar, a atual falta de uniformidade dificulta o entendimento das informações tanto para cidadãos quanto para profissionais do segmento imobiliário.
“A ausência de uma organização mínima, que apresente as informações de modo simples e inteligível, resulta em perda de tempo, maior insegurança jurídica e, consequentemente, aumento do custo Brasil”, argumenta Daniela Reinehr.
A proposta altera a Lei dos Registros Públicos, que já atribui diversas prerrogativas à Corregedoria do CNJ no setor imobiliário.
Próximos passos
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026