Política
Congresso se prepara para reabrir trabalhos legislativos
Sessão solene no dia 2 de fevereiro marca início da 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura
O Congresso Nacional retoma suas atividades legislativas no próximo dia 2 de fevereiro. Senadores e deputados federais se reúnem em sessão conjunta para dar início à 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura.
A solenidade, agendada para as 15h no Plenário da Câmara dos Deputados, será conduzida pelo presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre.
Durante a sessão de abertura, o Poder Legislativo receberá a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apresentará os projetos considerados prioritários para 2026. O Poder Judiciário também deve encaminhar uma comunicação oficial aos parlamentares.
A presença do presidente da República na entrega da mensagem é facultativa. Tradicionalmente, o Palácio do Planalto envia o texto por meio de um representante do Poder Executivo, como o ministro-chefe da Casa Civil. Em seguida, o representante do Supremo Tribunal Federal (STF) faz sua apresentação.
Na sequência, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, fará uso da palavra. O encerramento da sessão ficará a cargo do senador Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não participam com discursos.
Tradição
De acordo com a Constituição Federal, o Congresso Nacional deve se reunir anualmente a partir de 2 de fevereiro para inaugurar a sessão legislativa.
A solenidade de abertura segue um rito tradicional, herdado dos tempos da proclamação da República. Entre as etapas estão a passagem da tropa em revista, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a presença dos Dragões da Independência na rampa do Congresso — unidade militar criada por Dom João VI em 1808.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026