Política
Post de Michelle com vídeo de Tarcísio gera leitura política no bolsonarismo
Publicação da ex-primeira-dama é vista como sinalização em meio a disputa interna sobre candidatura presidencial no campo bolsonarista.
Uma publicação feita pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) nesta terça-feira, 13, provocou repercussão no campo bolsonarista e foi interpretada como uma possível "indireta" ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência da República neste ano.
O episódio ganhou destaque após Michelle compartilhar, nos stories do Instagram, um vídeo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no qual ele critica a política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A movimentação ocorre em um momento de pressão da ala mais ideológica do bolsonarismo sobre Tarcísio, acusado internamente de demonstrar um apoio considerado "velado" à campanha de Flávio.
Tarcísio é visto por setores do Centrão e do mercado financeiro como o nome mais competitivo da direita para enfrentar Lula, mas, desde que Bolsonaro oficializou a pré-candidatura do filho, o governador tem mantido postura discreta.
Levantamento divulgado nesta terça-feira pela plataforma de jornalismo Meio, em parceria com o Instituto Ideia, mostra Lula à frente de todos os adversários no primeiro e segundo turnos, com exceção de Tarcísio, que aparece tecnicamente empatado com o petista dentro da margem de erro.
Em um dos cenários de primeiro turno testados, Lula tem 40,2% das intenções de voto contra 32,7% de Tarcísio. Na terceira colocação, aparecem Zema e Caiado com 5,5% cada. Não souberam responder somam 11,8%, enquanto brancos e nulos representam 3,6%.
Quando o governador é substituído por Flávio Bolsonaro, Lula registra 39,7% contra 26,5% do filho do ex-presidente. Ratinho Júnior aparece com 7%.
A pesquisa Meio/Ideia também testou dois cenários com Michelle. No primeiro, com Ratinho, ela registra 29% contra 40% de Lula. No segundo, com Leite, o resultado é semelhante: 40,1% para o petista contra 29,7% para a ex-primeira-dama.
No dia 25 de dezembro, o senador Flávio Bolsonaro leu uma carta assinada por seu pai, na qual o ex-presidente confirma que o filho será seu pré-candidato ao Palácio do Planalto em outubro.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026