Política
Ponte que interliga Alagoas e Sergipe passa a se chamar Hélio Nogueira Lopes
Lei sancionada pelo presidente Lula homenageia médico e político de Penedo ao nomear ponte sobre o Rio São Francisco
Para homenagear o médico e político Hélio Nogueira Lopes, a ponte sobre o Rio São Francisco que interligará os municípios de Penedo (Alagoas) e Neópolis (Sergipe) passa a levar seu nome. A estrutura, ainda em construção, integra a rodovia BR-349.
A Lei 15.339, de 2026, que oficializa a homenagem, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (9) e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12).
Nascido em Penedo, em 1922, Hélio Nogueira Lopes foi médico pediatra e provedor da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Também exerceu os cargos de prefeito de Penedo, deputado estadual por Alagoas e secretário de Saúde e Serviço Social do estado. Ele faleceu em 2020.
Projeto de lei
A lei que atribui o nome de Lopes à ponte teve origem no PL 1.572/2024, apresentado pelo deputado federal Luciano Amaral (PSD-AL).
Após aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto foi analisado no Senado, recebendo parecer favorável em 2 de dezembro na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O relator foi o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
— A atribuição do nome de Hélio Nogueira Lopes à ponte que interligará Penedo a Neópolis busca, sem dúvida, reconhecer a sua trajetória de intensa dedicação ao serviço público e à comunidade, em especial no município de Penedo — afirmou Renan Calheiros.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026