Política
Gleisi afirma que Lula vetará projeto que reduz penas do 8 de Janeiro e critica líder do governo
Ministra das Relações Institucionais reforça oposição do governo à proposta aprovada no Senado e aponta erro da liderança na CCJ.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou na noite desta quarta-feira, 17, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vetar o projeto de lei que prevê a redução das penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. A proposta foi aprovada pelo Senado e segue agora para sanção presidencial.
"O presidente Lula vetará esse projeto. Condenados por atentar contra a democracia têm de pagar por seus crimes", afirmou Gleisi em publicação no X (antigo Twitter).
A ministra também criticou a atuação do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), durante a análise do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A aprovação do texto no colegiado, horas antes da votação em plenário, ocorreu após um acordo entre governo e oposição que viabilizou a apreciação da matéria ainda neste ano.
"A condução desse tema pela liderança do governo no Senado na CCJ foi um erro lamentável, contrariando a orientação do governo que desde o início foi contrária à proposta", escreveu Gleisi.
Mais cedo, Jaques Wagner assumiu a responsabilidade pelo acordo e afirmou que não consultou Gleisi nem o presidente Lula. Segundo ele, o entendimento firmado era apenas "de procedimento", para garantir a votação da proposta ainda neste ano, e não tratava do mérito do texto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados