Política
Líder do PL afirma que Ramagem pode renunciar ao mandato e aguarda decisão sobre asilo nos EUA
Sóstenes Cavalcante diz que manter o mandato é estratégico para o pedido de asilo político do deputado nos Estados Unidos.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que Alexandre Ramagem (PL-RJ), parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atualmente foragido, admitiu a possibilidade de renunciar ao mandato em 2026. Sóstenes ressaltou, entretanto, que pretende atuar para garantir a permanência do correligionário no cargo.
De acordo com Sóstenes, a manutenção do mandato neste ano é fundamental para que Ramagem avance com o pedido de asilo político nos Estados Unidos.
"Vou solicitar ao Colégio de Líderes que não coloque a situação do Ramagem na pauta. Falei com ele há pouco; ele disse que pode até considerar uma futura renúncia no próximo ano. Está tramitando o pedido de asilo político nos Estados Unidos e, por isso, é importante para ele manter o mandato", afirmou o líder do PL.
Assim como ocorreu no caso da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o partido acredita que não há votos suficientes para cassar Ramagem no plenário.
No início de maio, a Câmara aprovou a sustação da ação penal contra Ramagem, com 315 votos favoráveis e 143 contrários.
O relator da proposta, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), argumentou que a Constituição permite o trancamento de uma "ação penal", sem restrição a outros denunciados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), notificou na última quarta-feira (10) Ramagem e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por meio de edital, para que se manifestem nos processos que podem resultar na cassação de seus mandatos. Ambos estão atualmente nos Estados Unidos.
No caso de Ramagem, o processo de cassação decorre do fato de ele estar foragido da Justiça, com sentença já transitada em julgado.
O ex-delegado da Polícia Federal foi condenado à perda do mandato e a 16 anos de prisão pelo STF, acusado de tentativa de golpe de Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado