Política
Quem é Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira e alvo de operação da PF
Conhecida como 'Tuca', Mariângela Fialek foi peça-chave na gestão do orçamento secreto durante a presidência de Arthur Lira na Câmara e agora é alvo de investigação da Polícia Federal.
Conhecida entre os deputados pelo apelido de Tuca, Mariângela Fialek, alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (12), era considerada uma espécie de "gerente" do orçamento secreto durante a gestão do deputado Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Câmara dos Deputados. O Estadão tenta contato com a defesa.
Mariângela era o braço-direito de Lira na viabilização de emendas parlamentares. Atuou como assessora técnica da Presidência da Câmara durante a gestão de Lira e, atualmente, segundo o portal da Câmara dos Deputados, está lotada na liderança do PP.
Servidora comissionada, Fialek já trabalhou com o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR). No governo Michel Temer (2016-2018), atuou na Secretaria de Governo da Presidência da República. Sob a gestão de Jair Bolsonaro, trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Rogério Marinho.
Chegou à Câmara em março de 2021 e tornou-se figura central na administração do orçamento secreto na Presidência da Casa. Diversos ofícios de deputados e senadores para alterar a destinação de verbas eram endereçados diretamente a ela, e não ao relator-geral do Orçamento.
A investigação que tem Mariângela como alvo começou a partir do depoimento do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que acusou Lira de manipular o orçamento secreto — esquema revelado pelo Estadão.
O deputado José Rocha (União-BA), ex-presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, também foi ouvido pela Polícia Federal.
Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Brasília, um deles no gabinete de trabalho de Mariângela na Câmara dos Deputados. Os crimes investigados incluem peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3ESPACIAL
Telescópio da NASA cai na Terra após mais de 20 anos em órbita
-
4TELEVISÃO/ELEIÇÕES
Fantástico mostra bastidores da mobilização digital de Janones em apoio a Lula
-
5COBRANÇA POR JUSTIÇA
Advogada Júlia Nunes acompanha prisão em Santana e promete ser pesadelo de suspeito de matar mulher a facadas