Política
Quem foi o único deputado do PL que votou a favor da cassação de Zambelli?
Ícaro de Valmir, o mais jovem parlamentar da Câmara, contrariou orientação do partido na votação que manteve o mandato de Carla Zambelli.
A deputada federal Carla Zambelli (PL) manteve o cargo após a Câmara dos Deputados rejeitar, na madrugada desta quinta-feira (11), o pedido de cassação de seu mandato. Dos 408 parlamentares presentes, 227 votaram a favor da cassação, 170 foram contrários e 10 se abstiveram. Apenas um deputado do PL apoiou o pedido: Ícaro de Valmir (PL-SE).
Deputado em primeiro mandato, Ícaro foi eleito em 2022 como o mais jovem deputado federal do País, aos 21 anos. Atualmente, é o parlamentar mais jovem da Câmara.
Ícaro é filho de Valmir de Francisquinho, também do PL e prefeito de Itabaiana (SE). Seu irmão, Talysson de Valmir, é prefeito de Areia Branca, também em Sergipe.
O deputado responde a um pedido de cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe. Em 2023, o TRE determinou a cassação do mandato de Ícaro devido ao descumprimento da cota de gênero pelo PL nas Eleições de 2022.
Ícaro recorreu, mas o TRE manteve a decisão em março deste ano. Agora, o parlamentar aguarda julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em maio, a deputada Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão em regime inicial fechado e ao pagamento de multa de dois mil salários-mínimos, após ser considerada culpada pela invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados