Política
Motta vai definir com líderes votação do projeto antifacção na próxima semana
Presidente da Câmara, Hugo Motta, afirma que decisão sobre análise das mudanças do Senado será tomada em reunião com líderes.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que irá definir, em reunião com o Colégio de Líderes na próxima semana, a data para votação do chamado "PL Antifacção" após as alterações promovidas pelo Senado Federal. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira, 11, em resposta a questionamento da imprensa.
"Eu vou me reunir com o Colégio de Líderes na próxima semana para a gente definir", disse Motta. Os deputados poderão aprovar ou rejeitar as mudanças feitas pelos senadores no texto.
Entre as principais alterações está a retirada da tipificação do crime de "domínio social estruturado" e a retomada da proposta do governo federal de atualizar a Lei de Organizações Criminosas, em vez de criar uma legislação paralela.
Na noite de quarta-feira, 10, o Senado aprovou o projeto. O texto retorna para nova análise da Câmara devido às modificações feitas pela Casa Alta.
O texto-base foi aprovado por 64 votos a favor e nenhum contra, em um raro consenso entre partidos da base do governo Lula e da oposição. Os senadores também rejeitaram um destaque apresentado pelo Partido Liberal (PL) que buscava equiparar certas ações de facções criminosas a crimes de terrorismo.
A proposta, de autoria do governo federal, foi aprovada inicialmente na Câmara sob protestos do Palácio do Planalto, após o relator Guilherme Derrite (PP-SP) alterar a redação. No Senado, as mudanças sob relatoria de Alessandro Vieira (MDB-SE) receberam apoio dos governistas.
O projeto prevê o endurecimento das penas para organizações criminosas, cria novas fontes de financiamento para o combate ao crime — incluindo até R$ 30 bilhões oriundos de apostas esportivas — e fortalece ações contra a lavagem de dinheiro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
4CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
-
5LOTERIAS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 64 milhões; confira os números do concurso deste sábado