Política
Câmara aprova suspensão de mandato de Glauber Braga por 6 meses
Deputado do Psol-RJ é punido por quebra de decoro; cassação foi descartada após acordo no plenário.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por seis meses. A medida foi tomada por 318 votos a 141, descartando a cassação do parlamentar por quebra de decoro.
A decisão resultou de um cálculo político envolvendo partidos de direita e do Centrão, que avaliaram não haver votos suficientes para cassar o mandato do deputado. Caso não fossem alcançados 257 votos favoráveis à cassação, a representação contra Glauber seria arquivada.
Antes da votação sobre a suspensão, os deputados deliberaram sobre a discussão do tema, em vez de analisar diretamente a cassação. A decisão foi tomada por uma margem estreita, de apenas seis votos, levando parlamentares a reconsiderarem suas posições.
A opção por uma punição mais branda foi articulada no plenário, após apelos de deputados que destacaram a necessidade de proporcionalidade na sanção.
Alguns parlamentares citaram o projeto de lei da dosimetria — que reduz penas para condenados pelo 8 de janeiro e para o ex-presidente Jair Bolsonaro — como argumento para defender a suspensão de Glauber Braga.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
4CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
-
5LOTERIAS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 64 milhões; confira os números do concurso deste sábado