Política
Senado aprova unificação do limite de idade para concursos de policiais e bombeiros
Novo projeto estabelece idade máxima de 35 anos para ingresso como oficial ou praça e 40 anos para oficiais de saúde.
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), um projeto que unifica o limite nacional de idade para ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar. A proposta fixa em 35 anos a idade máxima para oficiais e praças, e em 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações. Atualmente, o critério varia conforme o estado, geralmente entre 25 e 35 anos. O PL 1.469/202 segue agora para sanção presidencial.
O texto, apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PL-SP), recebeu relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC). Além de definir as idades máximas, o relatório estabelece que a verificação da idade deverá ocorrer na data de publicação do edital do concurso público, e não na data da inscrição, como previa o texto original da Câmara. A alteração foi feita por meio de uma emenda de redação.
“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele [o candidato] passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso ao qual se dedicou”, destacou o senador Jorge Seif.
O senador Otto Alencar (PSD-BA) elogiou a iniciativa: “Essa matéria é importante. Há um aumento da sobrevida dos brasileiros. Uma pessoa de 35 anos é capaz de assumir um lugar na polícia ou no corpo de bombeiros”, afirmou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo