Política
Dia do Orgulho Autista, em 18 de junho, avança no Senado
Projeto de lei aprovado na Comissão de Direitos Humanos propõe instituir a data no calendário nacional para dar visibilidade à causa.
A data de 18 de junho pode se tornar o Dia Nacional do Orgulho Autista. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 3.391/2020, aprovado nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. A proposta segue agora para análise em Plenário, junto com um requerimento de urgência.
A senadora Mara Gabrilli (PSD–SP) manifestou apoio ao substitutivo apresentado pela Câmara dos Deputados ao texto original do senador Romário (PL-RJ). Segundo ela, a celebração irá complementar o já instituído Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril. O projeto altera a Lei 13.652, de 2018, que já estabelece a data atual.
— [A proposta] confere maior visibilidade às pautas da comunidade autista. Ao valorizar a identidade autista, ambas as proposições contribuem diretamente para o combate ao estigma histórico associado ao transtorno do espectro autista e para o fortalecimento de políticas públicas de inclusão — ressaltou a senadora.
A reunião foi conduzida pela presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo