Política
Comissão aprova piso salarial nacional para técnicos e administrativos da educação básica
Proposta fixa piso de 75% do salário dos professores para profissionais técnicos, operacionais e administrativos. Texto segue ao Senado se não houver recurso.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9), em caráter conclusivo, o piso salarial nacional para profissionais das áreas técnica, operacional e administrativa da educação básica pública.
De acordo com o texto aprovado, esses profissionais passarão a receber 75% do piso salarial dos professores. A proposta seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para votação no Plenário.
Os deputados aprovaram o substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 2531/21. A votação seguiu o parecer do relator, deputado Danilo Forte (União-CE).
Segundo o relator, “a medida visa à valorização de segmento essencial ao funcionamento das redes de ensino, sem suprimir a autonomia dos entes federados”. Ele ressaltou ainda que o projeto estabelece apenas um valor mínimo nacional de vencimento inicial, cabendo a Estados, Distrito Federal e Municípios definir as estruturas de carreira e demais vantagens.
Uma subemenda da Comissão de Finanças e Tributação retirou o artigo que previa atualização anual do piso salarial, que seria feita com base no mesmo índice de reajuste aplicado aos profissionais do magistério público da educação básica.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo