Política
Arns retira projeto que suspendia decreto sobre educação especial
Senador Flávio Arns recua após governo editar novo decreto com avanços para PcDs, resultado de diálogo com entidades.
O senador Flávio Arns (PSB-PR) anunciou nesta terça-feira (9), no Plenário, a retirada do PDL 845/2025, de sua autoria. O projeto visava suspender os efeitos do Decreto 12.686/2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
Desde o início de novembro, Arns vinha afirmando que o texto original desrespeitava a legislação vigente e ignorava sugestões de entidades dedicadas à educação de pessoas com deficiência (PcDs) e de parlamentares. Seguindo orientação da Mesa do Senado, o arquivamento do projeto será formalizado por requerimento do senador.
Segundo Arns, houve um processo de negociação e entendimento entre entidades de autistas, PcDs e o Ministério da Educação. O parlamentar informou que o governo publicou, nesta terça, um novo decreto (12.773/2025), incorporando as adequações demandadas por essas entidades e priorizando a diversidade na educação de PcDs. Arns elogiou o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), destacando seu papel essencial nas negociações.
— Não há mais necessidade [do PDL], pois a partir do diálogo e da negociação, essa questão foi devidamente encaminhada — comemorou Flávio Arns.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, parabenizou Arns pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no campo educacional. Alcolumbre também elogiou a articulação do senador com representantes do Executivo e classificou a decisão do governo como “acertada” e um “caminho de pacificação”.
— Foi um caminho adequado para uma decisão. O melhor caminho foi o que aconteceu — declarou o presidente.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico