Política
CRE aprova acordo entre Brasil e Polônia sobre proteção de informações sigilosas
Acordo estabelece normas para equivalência e proteção de dados classificados entre os dois países e segue para votação no Plenário.
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) um acordo firmado entre Brasil e Polônia voltado à proteção de informações classificadas. O texto, encaminhado pela Presidência da República, recebeu parecer favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC) e agora segue para apreciação no Plenário.
De acordo com o Poder Executivo, o acordo garante a regulamentação necessária para equiparar os graus de sigilo das informações classificadas entre os dois países. O documento também unifica medidas de proteção, regras de acesso, transmissão, divulgação e uso dessas informações.
O relator defendeu a aprovação do acordo, destacando que o texto traz normas e procedimentos para a proteção das informações classificadas trocadas ou geradas entre Brasil e Polônia, padronizando práticas e nomenclaturas. Além disso, prevê a equivalência entre os graus de sigilo conforme a legislação interna de cada país. “O detalhamento da equivalência dos níveis de classificação de segurança tem por finalidade facilitar sua aplicação pelas autoridades administrativas”, explicou Amin em seu relatório.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo