Política
CAE aprova incentivo à inovação e empreendedorismo no ensino médio
Projeto prevê apoio financeiro e pedagógico para estudantes desenvolverem soluções inovadoras em escolas públicas.
Mais protagonismo e oportunidades para jovens do ensino médio. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (9) um projeto que fortalece o empreendedorismo, a inovação e a inclusão nas redes públicas de ensino médio. A iniciativa prevê apoio financeiro e orientação pedagógica para projetos desenvolvidos por estudantes.
O PL 4.269/2021, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pela relatora, senadora Teresa Leitão (PT-PE). A proposta segue agora para análise da Comissão de Educação (CE).
“Certas políticas podem interferir e mudar o rumo e a história de milhões de jovens do nosso país”, afirmou Rogério Carvalho, destacando o foco do projeto nos estudantes mais vulneráveis.
Projetos integradores nas escolas
O texto prevê editais de fomento para projetos integradores alinhados à Base Nacional Comum Curricular e voltados à melhoria da escola pública, com temas como:
- Inclusão e permanência;
- Sustentabilidade ambiental;
- Tecnologia e cultura digital;
- Formação e participação da comunidade escolar;
- Inovação pedagógica e infraestrutura.
As ações deverão contar com orientação pedagógica de professores e poderão ser desenvolvidas com apoio de instituições públicas de ensino superior, fundações de amparo à pesquisa e parcerias com empresas e organizações sociais.
Os critérios de seleção serão públicos e definidos em regulamento a ser publicado pelo Executivo em até 90 dias.
“Somos insubstituíveis na educação, mas incompletos: precisamos de todos para garantir esse direito a cada estudante”, afirmou Teresa Leitão, defendendo o incentivo ao protagonismo estudantil.
Tramitação conjunta
O projeto tramitava em conjunto com o PL 4.437/2021, também do senador Rogério Carvalho, que propunha acrescentar o direito ao empreendedorismo no Estatuto da Juventude. Segundo o relatório aprovado, esta proposta foi considerada prejudicada por já estar contemplada no PL 4.269/2021.
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