Política
Presidente da Alerj deve depor na CPI do Crime Organizado
Rodrigo Bacellar foi convocado para depor na comissão; ex-governador Garotinho será convidado a prestar esclarecimentos.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União-RJ), deverá comparecer à CPI do Crime Organizado para prestar depoimento. A convocação do parlamentar foi aprovada durante reunião realizada nesta terça-feira (9).
Já o ex-governador do estado, Anthony Garotinho (gestão entre 1998 e 2002), será convidado a falar à comissão.
Bacellar foi preso pela Polícia Federal no início de dezembro, acusado de vazar informações sigilosas relacionadas a uma operação contra o crime organizado. Nesta segunda-feira (8), a Alerj votou pela soltura do deputado.
A solicitação para convocação de Bacellar (REQ 138/2025 - CPI do Crime Organizado) partiu do relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo o requerimento, “a contribuição de Bacellar é imprescindível para que esta CPI possa construir um diagnóstico fidedigno acerca da ameaça representada pela infiltração econômica do crime organizado”.
O ex-governador Garotinho deve ser questionado sobre a presença do crime organizado nas estruturas estatais. Durante a reunião, Alessandro Vieira destacou que Garotinho “vem apresentando reiteradas e densas denúncias com relação ao estado de coisas do estado do Rio de Janeiro”.
As datas dos depoimentos ainda serão definidas pelo colegiado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo